quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Gestão do firmware do MD380/390/RT3/RT8 Parte I

Transcrição do Workshop dado a 07/01/2017 pela A.R.L.A.

 Métodos de atualização de firmware


Dual Boot
Implica dedicar uma partição e/ou espaço em disco para ambos os sistemas operativos mas permite ter dois sistemas operativos e correr em ambos os programas que necessitamos, nomeadamente para modos digitais, programação ou outros.

Cygwin (https://www.cygwin.com/)
Implica “martelar” o driver do rádio através do utilitário Zadig impossibilitando a sua correta utilização com o CPS sem reverter o driver mas permite utilizar uma pequena camada Linux no nosso próprio Windows.

(Pressionar o nome de cada uma das soluções abaixo para aceder ao tutorial)

Implica ter uma pendrive rápida e dedicada a esta tarefa mas permite a utilização do nosso próprio "sistema operativo" em qualquer computador, seja para atualizar rádios ou outros (segurança).

Implica instalar o programa para correr máquinas virtuais e depende do hardware mas permite correr um sistema operativo completo autónomo dentro da nossa máquina Windows do dia a dia (dependente do suporte de hardware).

Firmware/Codeplug

Firmware – “Sistema operativo” do rádio
  • Faz a ponte entre hardware e utilizador
  • Permite alterar o funcionamento do rádio
  • É o que define tudo o que vemos no ecrã, os menus, etc.
Codeplug – Ficheiro de configuração do rádio
  • Permite ao rádio funcionar no meio digital (não tem vfo, necessita sempre de programação)
  • É como enviamos para o rádio as memórias, definições de botões, etc

Atualizar o firmware não altera o codeplug e alterar o codeplug não mexe com o firmware!


Custom Firmware

Criado por utilizadores em sistema "open source" e com contribuições da comunidade.
Contém novas funcionalidades (promíscuos/netmon/users.csv).
Corrige alguns bugfixes.
Pode adicionar (e adiciona) novas features (DTMF, luminosidade, novos modos, VFO, etc), o limite está nas capacidades do hardware e na memória do equipamento. Está em vista inclusive a criação de línguas adicionais para os menus.

Algumas funcionalidades do firmware "MD380Tools"

Opções no Menu Utilities, MD380Tools:
3. Date format – quando alterado para Alt. Status, o rádio deixa de mostrar a data/hora e passa a mostrar o indicativo/TG da última pessoa escutada no ecrã principal
4. UsersCSV – quando se utiliza o ficheiro users.csv e caso esteja ativo, carrega a informação deste ficheiro para mostrar os IDs dos mais de cinquenta mil utilizadores da rede digital em vez de utilizar os contactos carregados via codeplug para a memória interna (limitado habitualmente a 1000)
6. Promiscuous – quando ativo, seja qual for o TG que a pessoa utilize, desde que seja no mesmo time slot, vocês vão ouvir; é importante utilizar a opção 3 acima ativa em conjunto com a 6 caso queiram responder para mais facilmente identificar o chamador e o TG
7. Edit DMR-ID – permite alterar o ID do utilizador; deixa de ser necessário recorrer a um computador e ao software para alterá-lo como em casos de empréstimo do rádio
8. Mic Bargraph – mostra um pequeno gráfico que nos permite ajustar o tom da voz e a nossa distância do rádio para que esteja perfeito para a rede digital
13. DevOnly! – Com esta opção ativa, temos acesso a uma série de funcionalidades que são disponibilizadas para testes. Qualquer problema com uma delas e basta desligar/ligar o rádio, aceder ao menu e desativar o DevOnly! Quando a opção está ligada, se pressionarmos algumas teclas do teclado temos acesso a:
  • 3. Muda temporariamente o TG do rádio para o do “last heard”
  • 4. Mostra as últimas 10 estações ouvidas, hora e TG
  • 5. Limpa o ecrã da tecla 4
  • 7. Sair
  • 8. Mostra um ecrã de diagnósticos (canal atual, zona, TG, valor RSSI, etc). Se estivermos numa memória com scan ativo, é possível ver na 3ª linha os canais a passar.
  • 9. Mostra o segundo ecrã de diagnósticos (power, frequências TX e RX, color code, time slice e TG)
Estas opções mudam de tempo a tempo, esta informação hoje de manhã pode estar correta mas à tarde mudar. Atenção às alterações, não se assustem.

Links utéis:

Repositório do Travis Goodspeed - https://github.com/travisgoodspeed/md380tools
Site do Lubuntu - http://lubuntu.net/
Alternativa ao Lubuntu - https://www.linuxmint.com/edition.php?id=221
Universal USB Installer - https://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/
Firmware original do rádio - http://www.va3xpr.net/programming-software-firmware/
Site alternativo - http://www.retevis.com/index.php/programming_software
Firmware do Travis já compilado para Windows - https://pd0zry.nl/md380-fw/?C=M;O=D
DMR Portugal - http://dmr-portugal.org/?page_id=94
Repositório do KD4Z - https://github.com/KD4Z/md380tools-vm
DMR-Marc WW Net - http://dmrworldwidenet.blogspot.pt/
Brandmeister Portugal Wiki - https://bm.pd0zry.nl/index.php/Portugal
Contact Manager - http://n0gsg.no-ip.org/contact-manager/
Codeplug Editor - http://www.miklor.com/MD380/380-CPEditor.php

FAQ:

Quando devo atualizar o meu rádio?
Quando quiser. Pode controlar por aqui https://github.com/travisgoodspeed/md380tools/graphs/commit-activity a quantidade de atualizações realizadas ao repositório onde cada commit é uma alteração que pode ser uma nova funcionalidade ou uma correção. No link acima podemos confirmar que só entre 30/10 a 05/11 foram feitas 136 alterações.

Devo utilizar o sistema de pen drive ou o de ambiente virtual?
Tanto faz. São ambos práticos e complementam-se. O primeiro permite usar a solução em qualquer lado e hipoteticamente qualquer computador, o segundo permite dentro do nosso Windows, com acesso inclusive ao CPS (software de carregamento do codeplug), fazer todo o processo. Depende realmente das necessidades.

Posso estragar o rádio com este processo?
Pela minha experiência e relatos na Internet, NÃO! O facto de continuarmos a aceder ao bootloader do rádio pelas teclas laterais permite recuperar rádios em que se tenha feito algo mal.
Serão colocados mais dois posts com os dois processos demonstrados no workshop, o da criação de uma pen drive de arranque autonóma e a utilização de uma máquina virtual., separados para mais fácil consulta. As imagens serão colocadas com a brevidade possível embora, para já, ache que o texto estará explicito o suficiente, estando inclusive assim num formato de mais fácil leitura em dispositivos móveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário