quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Gestão do firmware do MD380/390/RT3/RT8 Parte III

Preparação da solução máquina virtual

Descarregue o Virtual Box e o VirtualBox Oracle VM VirtualBox Extension Pack de https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Descarregue a imagem de sistema operativo do colega KD4Z em https://drive.google.com/file/d/0Bwoi2MrlPb3vVEt3Ym4tVHF3SDQ/view?usp=sharing (caso der erro, confirmar no site do colega qual o novo link, tentarei no entanto manter este post atualizado).

Instale o VirtualBox e não o inicie (tire o visto), concordando com qualquer questão que ele apresente, nomeadamente de instalação de um driver.
Instale o VirtualBox Extension Pack.
Reinicie o computador.
Abra o Oracle VirtualBox.
Vamos a File, Import Appliance.
Procure o local onde guardou a imagem do sistema operativo e siga os passos (Next - Import) .
Assim que terminar a máquina virtual já está acessível para arranque.
Pressionamos Settings e confirmamos que em Network está configurado como NAT e que abrindo o Advanced está como PCnet-FAST III (Am79C).
Acedemos a Shared Folders e apagamos o C:\Temp.
Pressionamos OK.

Atualizar um rádio

Abrimos o Oracle VM VirtualBox.
Selecionamos com o botão esquerdo do rato a máquina virtual TYT e pressionamos START.
Minimizamos a janela do Oracle VM VirtualBox e deixamos a da máquina virtual aberta.
Para desligar, usar SEMPRE o menu Machine, ACPI Shutdown e nunca a cruz no canto!

Como indica no ecrã, temos quatro comandos principais nesta máquina virtual:

glv – Get Latest Version (descarrega a última versão do firmware do Travis do repositório e prepara-a para instalação, tanto para modelos com GPS como sem)

flash – Carrega o último firmware para os MD380, RT3, MD390 e RT8 (sem gps)

flashgps – Carrega o último firmware para os MD390 e RT8 (com gps)

flashdb – Carrega a última versão da base de dados users.csv para dentro dos rádios (limitado aos rádios com esta capacidade)

Temos ainda a possibilidade de consultar IDs na base de dados DMR-Marc com o script lookup. Pode ser usado o callsign, ID, cidade ou até nome. Exemplos:

lookup 2683062
lookup cs7agh
loopup Paulo,Portugal


O procedimento de utilização da máquina virtual tem a mesma base que o da pen drive. Segue o exemplo para um MD380/RT3:

Iniciar a máquina virtual.
Ligar o rádio em modo bootloader (PTT+botão superior e ligar).
Escrever glv e pressionar ENTER, aguardar que termine sem erros.
Escrever flash e pressionar ENTER.
Quando terminar o processo, deixar o rádio ligado ao computador mas desligar/ligar o mesmo normalmente.
Escrever flashdb e pressionar ENTER.
Quando terminar e reiniciar sozinho, desligar o rádio do computador e do cabo (ativar users.csv no menu MD380Tools do rádio caso seja a primeira vez que executam o processo!)

Recomendo acederem ao menu View, Scale Factor e ajustar ao vosso gosto a “resolução” da máquina virtual. Habitualmente 150% é uma boa escala.

Manutenção da máquina virtual

Desde a v3.0 (utilizada neste workshop), o colega KD4Z colocou no script glv um comando para se atualizar automaticamente i.e. anteriormente em cada nova atualização teríamos de seguir os procedimentos que vimos nos passos anteriores, descarregar e importar uma nova máquina virtual. Agora esta máquina terá updates a cada glv que se execute, caso existam, não é necessário descarregar tudo outra vez.

Por vezes, a Oracle lança atualizações do VirtualBox. Executem com base no vosso próprio conhecimento de tecnologias. Embora não tenha tido qualquer problema desde que descobri a solução, existem relatos de cabos que deixam de ser reconhecidos quando é atualizado o VirtualBox para determinada versão, tendo depois de se retirar e reinstalar o seu driver. Nunca me aconteceu, nem a centenas de utilizadores mas, dizem que o seguro morreu de velho. Desde que esteja a funcionar, não precisam de atualizar o VirtualBox.


NOTA IMPORTANTE

Este workshop foi dado com base nas primeiras versões da V3.0.x
Hoje (25/01/2017) já está disponível a 3.08 que permite algumas coisas adicionais como mudar a lingua para Português, tradução aqui do vosso caríssimo (portanto sabem para onde enviar as reclamações).

Para passar a máquina virtual para Português, como explicado no post que fiz há uns dias, executem os seguintes comandos no ecrã principal:

glv
touch lang.pt 
menu

Para voltar ao inglês:

rm lang.pt
menu

Sem comentários:

Enviar um comentário